domingo, 8 de abril de 2012

O Corpo Humano


A OBRA E O AUTOR:
Leonardo Da Vinci criou a obra O Homem Vitruvianem 1492 no qual expôs o traçado e proporções perfeitas do corpo humano. Por meio de raciocínio matemático, o autor construiu esta obra de arte como o modelo ideal do ser humano daquele período. A obra faz inferências ao arquiteto romanas Marco Vitruvio Polião que vive no século I antes de cristo. O desenho de um homem deitado de barriga para cima com as mãos e pernas abertas que, tendo o umbigo como, pode ser rodeado. Pode ser, também, vista dentro de um quadrado. As descrições feitas por Vitruvio, com o passar do tempo, foram tomadas pelas representações gráficas de Leonardo Da Vinci.
Leonardo teve uma educação clássica, “dominava amplas áreas do conhecimento: a anatomia, a engenharia, a matemática, a música, a história natural, a arquitetura, a escultura, a pintura, e ainda se revelaria um talentoso inventor.” O Homem Vitruviano é uma das representações do interesse de Da Vinci pela ciência e principalmente pela arte. Haviuma busca nas definições corporais do ser humano por meio do conceito da “Divina Proporção” expresso nas obras do período romancista.
Da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, “muito provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália, embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa. Aos cinco anos de idade foi morar com seu pai ao ser foi retirado da guarda materna, passou sua infância na zona rural e gostava muito de cavalos. Aos 17 anos, inicia a sua trajetória no mundo artístico, cursou pintura na cidade de Florença. Só cinco anos depois que Leonardo começou suas pesquisas no campo da anatomia, dentre estes estudos: O Homem Vitruviano. http://cidfiuza.blogspot.com.ar/2011/06/o-homem-vitruviano-o-ser-coisas-o-homem.html